8 de Dezembro: dia de Nossa Senhora da Conceição e de Oxum


Crença popular a partir de um dogma católico oficial

No dia de hoje comemora-se, de acordo com a evocação popular tradicional, o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou Concepção, ou seja, a celebração da Maternidade ou da Grande Mãe. A homenagem teve origem em meados do século VII, na região da Península Ibérica, tendo sido por muito tempo a data de comemoração do Dia das Mães.

A crença popular em Nossa senhora da Conceição é proveniente de um dogma católico oficial, que afirma que Maria, Mãe de Jesus, foi imune a qualquer tipo de resquício do pecado original, desde seu nascimento.

Sincretismo com as religiões afro-brasileiras

Dessa forma, Nossa Senhora da Conceição representa, além da maternidade, a fecundidade, a generosidade, a proteção, a doçura, a determinação e o amor incondicional pelos filhos. Além disso, nas religiões afro-brasileiras, está sincretizada como Oxum, o orixá feminino das águas doces, das cachoeiras, do amor e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.

Na Elsa Novidades é possível encontrar imagens representativas de Nossa Senhora da Conceição, feita em resina e também de Oxum, em formato de amuleto.

#blogdaelsa #portoalegre #galeriadorosario #lojaprodutosafrobrasileiros #religiõesafro #religião #boasenergias #elsanovidades #pedrassemipreciosas #lojadepedras #artigosreligiosos #religiões #artigosreligiososportoalegre #imagensreligiosas #imagenscatólicas #orixás #amuletos #amuleto #nossasenhoradaconceicao #oxum #dezembro #sincretismo #sincretismoreligião #religioso

RSS Feed
  • facebook-icon.png
  • Instagram-v051916_200.png
Search By Tags
Nenhum tag.
Recent Posts